Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • EDITORIAL 2006 Vol.XIV, nº4

    Oeditorial deste número da Revista portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) traz três grandes novidades. A primeira, a de um novo Editor, nomeado por unanimidade pela direcção da SPAIC, surgido após o pedido de demissão do Dr. José Eduardo Rosado Pinto, anterior editor desta revista, que por motivos de afazeres pessoais solicitou a suspensão da sua actividade como editor.
    Carlos Nunes

    Opções terapêuticas na asma grave 2006 Vol.XIV, nº4

    ARTIGO DE REVISÃO

    Estima-se que 10% dos asmáticos sofram de asma persistente grave. Estes doentes apresentam um controlo insatisfatório da sua asma, com sintomas persistentesgraves e maior risco de exacerbações, hospitalizações e morte e, geralmente, com marcada deterioração da qualidade de vida.
    Emília Faria1,

    Ensaio com imunoterapia de curta duração na rinoconjuntivite sazonal 2006 Vol.XIV, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    Avaliar a eficácia e a segurança na administração de imunoterapia em ensaio cego com extractos de gramíneas em tratamento pré-estacional durante o período de 2 anos em doentes portadores de rinoconjuntivite sazonal.
    Carlos Nunes1, , Susel Ladeira2,

    “Red man syndrome” versus anafilaxia à vancomicina? 2006 Vol.XIV, nº4

    CASO CLÍNICO

    As reacções de hipersensibilidade à vancomicina envolvem mecanismos alérgicos e não alérgicos. Clinicamente é difícil distinguir as reacções alérgicas IgE-mediadas das reacções não alérgicas, das quais se destaca pela sua frequência o “red man syndrome” (RMS). Esta síndrome caracteriza-se pelo aparecimento de rash, prurido generalizado, dor torácica, espasmo muscular ou hipotensão minutos após o inicio de perfusão com vancomicina.
    Joana Caiado1, , Elisa Pedro2, , Anabela Lopes Pregal3, , Amélia Spínola4, , Alcinda Melo5, , Maria Conceição Pereira Santos6, , Manuel Pereira Barbosa7, , Manuel Pereira Barbosa7,

    Alergia ao amido no contexto de sensibilização múltipla – Caso clínico 2006 Vol.XIV, nº4

    CASO CLÍNICO

    A observação de casos de polissensibilização tem vindo a aumentar de frequência nos últimos anos e a sua resolução tem-se revelado complexa.
    Luísa Geraldes1, 2, , Ana Todo-Bom3, 2, , Beatriz Tavares4, 2, , Celso Chieira5, 2,

    FILAGGRIN LOSS-OF-FUNCTION MUTATIONS PREDISPOSE TO PHENOTYPES INVOLVED IN THE ATOPIC MARCH 2006 Vol.XIV, nº4

    ARTIGOS COMENTADOS

    O eczema atópico consiste na patologia atópica com manifestações mais precoces, às quais se seguem as manifestações respiratórias, numa percentagem de cerca de 40% dos casos.
    Luís Taborda-Barata, Rodrigo Alves, Daniela Malheiro, Cristina Lopes, Susana Piedade

    CARTA AO EDITOR 2006 Vol.XIV, nº4

    O meu estágio ocorreu na Unidade de Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria (Lisboa, Portugal) e durou do dia 1 ao dia 31 de Maio. Na maior parte do tempo, tive a oportunidade de acompanhar o ambulatório da Dra. Anabela Pregal, onde era realizado atendimento de doenças mais comuns, como asma e rinite, mas também de alguns casos de urticária crônica e de alergia a fármacos.
    Eugénia Maria Grilo Carnide1,

    Estatutos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica 2006 Vol.XIV, nº4

    APROVADOS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM CASCAIS EM 1 DE ABRIL DE 2006 E RATIFICADOS EM ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA EM LISBOA EM 13 DE OUTUBRO DE 2006

    Relatório de Actividades da Direcção da SPAIC 2006 Vol.XIV, nº4

    OUTUBRO 2005 / OUTUBRO 2006

    Direcção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) procurou manter e dinamizar um papel interventivo cada vez mais relevante em diversas iniciativas que envolveram a especialidade de Imunoalergologia no âmbito nacional e internacional.

    EAACI / GA2LEN Allergy School Hannover 2006: “Allergy, from diagnosis to treatment” 2006 Vol.XIV, nº4

    PÁGINA JOVEM

    As doenças alérgicas são um importante problema de saúde pública, não só pela sua prevalência como pela interferência na qualidade de vida das populações e pelas implicações socioeconómicas que acarretam.
    Cristina Lopes1, , Anna Ravasqueira2, , Isabel Silva3, , Joana Caiado2, , Fátima Duarte2, , Irina Didenko4, , Marta Salgado4, , Sara Pereira da Silva2, , Andreia Ferrão4, , Helena Pité3, , Luciana Patrício4, , Luís Miguel Borrego5,

    PÁGINA INTERNACIONAL 2006 Vol.XIV, nº4

    Representantes da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica participaram activamente no I Fórum Luso-Brasileiro que ocorreu durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, organização anual da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) e que, este ano, decorreu em Angra dos Reis de 11 a 15 de Novembro com o tema geral “Promovendo a Qualidade de Vida”.
    Luís Delgado1, 2,

    CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2006 Vol.XIV, nº4

    Data, Local, Website

    PRÉMIOS DA SPAIC 2006 Vol.XIV, nº4

    Prémios e Regulamentos SPAIC