Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • EDITORIAL 2007 Vol.XV, nº1

    Com este primeiro número de 2007 iniciou-se o 15.º volume da RPIA, que a partir de agora passará a ter 6 números anuais e artigos originais bilingues. Ao entrar no 15.º ano de “vida”, a revista encontra-se em plena adolescência.
    Carlos Nunes

    Respostas celulares T aos alergénios do látex 2007 Vol.XV, nº1

    ARTIGO DE REVISÃO

    A hipersensibilidade causada por alergénios do látex tem surgido como um grave problema de saúde em indivíduos expostos a diversos artigos de borracha. Já foram identificadas e caracterizadas 13 proteínas alergénicas do látex.
    Stephanie Santos1, 2, , Paulo Tavares3, 2, , Olga Lourenço4, 2, , Ana Mafalda Fonseca5, 2, , Luís Taborda-Barata6, 2,

    Anafilaxia – Da notificação e reconhecimento à abordagem terapêutica 2007 Vol.XV, nº1

    ARTIGO PREMIADO

    A verdadeira incidência e prevalência da anafilaxia é incerta, devido a uma ausência de registos adequados e ao subdiagnóstico desta entidade potencialmente fatal. Assim, para aumentar o conhecimento do impacto da anafilaxia na prática clínica, desenvolvemos um sistema de notificação no nosso sector de ambulatório.
    Mário Morais-Almeida1, , Ângela Gaspar1, , Cristina Santa-Marta1, , Susana Piedade1, , Paula Leiria-Pinto1, , Graça Pires1, , José Rosado-Pinto1,

    Asma brônquica: Avaliação da reversibilidade da obstrução brônquica e sua relação com parâmetros clínicos e imagiológicos 2007 Vol.XV, nº1

    ARTIGO ORIGINAL

    Embora a asma seja caracterizada classicamente por obstrução reversível das vias aéreas, alguns doentes evidenciam respostas incompletas à broncodilatação.
    Eunice Magalhães1, 2, , Beatriz Tavares3, 2, , António Reis4, 2, , Celso Chieira5, 2,

    Esporos fúngicos na atmosfera da cidade do Porto e suas implicações alergológicas 2007 Vol.XV, nº1

    ARTIGO ORIGINAL

    Os esporos fúngicos constituem uma fracção significativa das biopartículas atmosféricas, sendo encontrados em concentrações várias vezes superiores às dos grãos de pólen, actuando como potenciais alergénios em indivíduos atópicos.
    Manuela Oliveira1, 2, , Ilda Abreu1, 2, , Helena Ribeiro1, , Luís Delgado2,

    Alveolite alérgica extrínseca num adolescente (A importância da história clínica) 2007 Vol.XV, nº1

    CASO CLÍNICO

    A alveolite alérgica extrínseca (AAE) caracteriza-se por uma inflamação de tipo imunológico das paredes alveolares e vias aéreas terminais secundária à inalação repetida de uma grande variedade de antigénios aos quais o hospedeiro é sensível.
    Margarida Figueiredo1, , Sónia Carvalho1, , Paula Fonseca1, , Paulo Teixeira1, , Nélia Tinoco2, , Fernanda Carvalho1,

    MISSENSE MUTATIONS IN THE COAGULATION FACTOR XII (HAGEMAN FACTOR) GENE IN HEREDITARY ANGIOEDEMA WITH NORMAL C1 INHIBITOR 2007 Vol.XV, nº1

    ARTIGOS COMENTADOS

    O angioedema hereditário é uma doença caracterizada por episódios recorrentes de edema cutâneo, crises de dor abdominal e obstrução das vias aéreas potencialmente fatais.
    Rodrigo Alves, Beatriz Tavares, Graça Loureiro, Emília Faria

    PÁGINA INTERNACIONAL 2007 Vol.XV, nº1

    Oprincipal objectivo desta página tem sido a divulgação de trabalhos, palestras, conferências ou participações efectuadas no estrangeiro, por membros da SPAIC, e que de alguma forma vão contribuindo para melhorar a projecção internacional da Imunoalergologia Portuguesa e da SPAIC.
    Luís Delgado

    Participação dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIPs) na XXVII Reunião Anual da SPAIC 2007 Vol.XV, nº1

    PÁGINA JOVEM

    AXXVII Reunião Anual da SPAIC, que decorreu de 11 a 14 de Outubro de 2006, em Lisboa, abriu como habitualmente com a mesa-redonda dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses. Este ano o tema foi “Alergia de Expressão Cutânea – up-to-date 2006”. A sessão começou com a excelente notícia e anúncio oficial da nomeação do Dr. Luís Miguel Borrego como Coordenador dos Junior Members (JMA) da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI) na próxima reunião anual da EAAC
    André Moreira, Ângela Gaspar