Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • EDITORIAL 2008 Vol.XVI, nº1

    Inicia-se neste ano um novo ciclo da vida da nossa revista e foi com grande entusiasmo que aceitei o desafi o de conduzir a RPIA durante o próximo triénio. A nossa revista tem vindo a desenvolver-se e a adquirir maturidade. Penso que todos nos podemos orgulhar do que foi conseguido, mercê do esforço e empenho dos editores e redactores precedentes, bem como dos vários colegas que contribuíram com os seus artigos e dos que tiveram a tarefa de os rever e apontar críticas/sugestões.
    Manuel Branco Ferreira

    Rinite ocupacional: Dificuldades no diagnóstico e enquadramento epidemiológico 2008 Vol.XVI, nº1

    ARTIGO DE REVISÃO

    Apesar de cada indivíduo despender uma grande porção de tempo no seu local de trabalho, a real incidência das doenças ocupacionais não é conhecida. A rinite ocupacional (RO) é bem reconhecida por clínicos que se dedicam à temática das doenças ocupacionais e da rinite em geral.
    Graça Loureiro1, 2, 3,

    Síndrome de Job 2008 Vol.XVI, nº1

    ALLERGYMAGE

    TAC torácica com múltiplas formações quísticas aéreas, de dimensões variáveis, localizadas sobretudo aos segmentos basais do lobo inferior esquerdo.
    Emília Faria1, 2, , Paulo Coelho3, 2,

    Anafilaxia: Revisão de 10 anos num hospital central de Portugal 2008 Vol.XVI, nº1

    ARTIGO ORIGINAL

    Sendo a definição de anafilaxia pouco consensual, os estudos publicados sobre este tema têm sido escassos. Mais do que uma entidade clínica pouco frequente, a anafilaxia continua a ser subdiagnosticada e subtratada.
    Carmen Botelho1, 2, , Linda Cruz1, 2, , Josefina Rodrigues3, 2, , M. Graça Castel-Branco4, 2,

    Anafilaxia perioperatória em Coimbra: Experiência da consulta de alergia a fármacos 2008 Vol.XVI, nº1

    ARTIGO ORIGINAL

    A incidência de reacções anafilácticas durante o período perioperatório situa -se entre 1:10 000 e 1:20 000. É essencial a investigação no sentido de identificar os factores de risco, o agente responsável e encontrar alternativas.
    Emília Faria1, , Nuno Sousa2, , Luísa Geraldes2, , Alexandra Santos2, , Celso Chieira3,

    Síndrome hipereosinofílica idiopática: Um caso clínico 2008 Vol.XVI, nº1

    CASO CLÍNICO

    Os autores apresentam o caso de um jovem de 13 anos, com antecedentes de rinite alérgica, referenciado por eosinofilia grave detectada na sequência de astenia prolongada.
    Alexandra Santos1, , Carlos Loureiro2, , Celso Chieira3,

    STRUCTURAL CHANGES AND AIRWAY REMODELLING IN OCCUPATIONAL ASTHMA AT A MEAN INTERVAL OF 14 YEARS AFTER CESSATION OF EXPOSURE 2008 Vol.XVI, nº1

    ARTIGOS COMENTADOS

    Cerca de 5 a 10% dos doentes com asma de início na idade adulta referem agravamento dos sintomas no seu local de trabalho.
    Carmen Botelho, Carmen Botelho, Isabel Rosmaninho, Ana Margarida Romeira, Anna Sokolova Ravasqueira

    Corpos Sociais da SPAIC 2008 Vol.XVI, nº1

    NOTÍCIAS

    No passado dia 14 de Dezembro de 2007, tomaram posse, na sede da SPAIC.

    CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2008 Vol.XVI, nº1

    Data, Local, Website

    Controlo da asma em consulta de Imunoalergologia 2008 Vol.XVI, nº1

    PRÉMIO UCB-SPAIC

    Vários estudos nacionais e internacionais têm demonstrado que, embora seja possível atingir um controlo bom e mesmo um controlo total da asma, esse objectivo permanece não cumprido numa elevada percentagem de asmáticos.
    Manuel Branco Ferreira1, 2, , Rodrigo Rodrigues Alves3, 2, , Amélia Spínola Santos4, 2, , Gabriela Palma Carlos4, 2, , Elisa Pedro5, 2, , Anabela Lopes Pregal1, 2, , Susana Lopes Silva1, 2, , Ana Mendes1, 2, , Estrella Alonso1, 2, , Joana Caiado6, 2, , Anna Ravasqueira3, 2, , Sara Silva3, 2, , Fátima Duarte3, 2, , Manuel Pereira Barbosa7, 2,