Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • Índice anual 2013 Vol.XXI, nº4

    ÍNDICES ANUAIS

    EDITORIAL, ARTIGO DE REVISÃO, ARTIGOS ORIGINAIS, CASOS CLÍNICOS,

    EDITORIAL Novo 2013 Vol.XXI, nº4

    É com a maior satisfação que nos dirigimos a Vós, neste momento em que termina o nosso percurso pelas últimas cinco Direcções eleitas da Sociedade e, durante o qual, confirmámos que a maior riqueza destas organizações reside nas capacidades e competências dos seus Sócios. É o seu capital crítico.
    Mário Morais de Almeida

    EDITORIAL 2013 Vol.XXI, nº4

    com grande prazer que vos dirijo estas últimas palavras na qualidade de Editor da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA). Foi com enorme gosto que durante estes dois últimos anos desempenhei esta função, provavelmente nem sempre da forma mais efi caz, mas tentando sempre dar o meu melhor conforme me foi sendo possível. Destaco a importante indexação recentemente obtida da RPIA na plataforma SciELO (Scientifi c Electronic Library Online) Citation Index da Thomson Reuters.
    Ângela Gaspar

    Imunogenética das reacções alérgicas a fármacos 2013 Vol.XXI, nº4

    ARTIGO DE REVISÃO

    A base genética das reacções alérgicas a fármacos pode relacionar -se com genes nas vias de activação ou inactivação que afectam a farmacocinética ou farmacodinâmica, no reconhecimento e resposta do sistema imunológico (imunogenética) ou nos mecanismos de lesão e reparação tecidular.
    Natacha Santos1, , Josefina Rodrigues Cernadas1,

    O uso de anestésico local não afecta o resultado dos testes intradérmicos 2013 Vol.XXI, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    Os testes intradérmicos (TID), embora dolorosos, são essenciais no diagnóstico de alergia a fármacos e a veneno de himenópteros (VH). A utilização de anestésico tópico demonstrou reduzir significativamente a dor associada aos testes cutâneos.
    Mariana Couto1, 2, , Diana Silva1, , Ana Ferreira1, , Eunice Castro1, 3, , Alice Coimbra1, , Josefina Rodrigues Cernadas1, 3,

    Doença do soro -like associada à administração de fármacos em idade pediátrica 2013 Vol.XXI, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    A doença do soro -like (DSL) é uma entidade rara, habitualmente auto -limitada, com prognóstico favorável, que se pode associar à administração de fármacos.
    Patrícia Barreira1, , Eva Gomes2,

    Caracterização das admissões por asma ao serviço de urgência de um hospital central 2013 Vol.XXI, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    A asma, patologia crónica, com gravidade variável e frequentes exacerbações, pode motivar recurso ao serviço de urgência (SU).
    Ana Leblanc1, , Rui Silva1, , Eunice Dias de Castro1,

    Determinação da IgE específica em crianças com alergia às proteínas do leite de vaca 2013 Vol.XXI, nº4

    CARTA AO EDITOR

    A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é uma das alergias mais comuns em idade pediátrica, afectando 1 a 3% das crianças1. O diagnóstico baseia-se numa história clínica detalhada, e no caso de suspeita de um mecanismo mediado por IgE, na realização de testes cutâneos por picada (TCP) e doseamentos de IgE específi ca sérica (sIgE) seguidos de prova de provocação oral (PPO)2.
    Teresa Moscoso1, , João Gaspar Marques2, 3, , Virgínia Loureiro4, , Pedro Martins2, 3, , Paula Leiria Pinto2, 5,

    XXXIV Reunião Anual da SPAIC 2013 Vol.XXI, nº4

    Prémios SPAIC 2013,Tomada de posse dos Corpos Sociais da SPAIC para o triénio 2014-2016, Estágio no Serviço de Alergologia e Imunologia Clínica do Hospital Mount Sinai, Nova Iorque,Estados Unidos da América.
    Natacha Santos1,

    CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2013 Vol.XXI, nº4

    Data, Local, Website