Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • A Revista Portuguesa da SPAIC 2017 Vol.XXV, nº2

    Editorial

    A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é uma revista com mais de duas décadas de existência. Foi publicada pela primeira vez em novembro de 1991 (Vol. I, N.º 1) e tem divulgado ao longo de todos estes anos a produção científica nacional, primando pelo elevado nível de qualidade científica, ao incorporar no seu conselho redatorial especialistas de renome nacional e internacional.
    Luís Miguel Borrego, Mariana Couto

    Novos biológicos para o tratamento da asma 2017 Vol.XXV, nº2

    ARTIGO DE REVISÃO

    A maioria dos asmáticos apresenta doença controlada sob corticoterapia inalada, associada ou não a broncodilatadores. No entanto, cerca de 5 % dos asmáticos apresenta asma grave refratária à terapêutica convencional com grande impacto na qualidade de vida.
    Frederico Regateiro1, 2, , Ana Luísa Moura3, , Emília Faria3,

    O questionário CARATkids e a espirometria na avaliação do controlo da asma 2017 Vol.XXV, nº2

    Artigo Original

    A aplicação de questionários estandardizados e a avaliação funcional respiratória são fundamentais na avaliação do doente com sintomas de asma e/ou rinite. O CARATkids é o primeiro questionário padronizado e validado que avalia simultaneamente o controlo da asma e rinite alérgica (ARA) na criança.
    Cíntia Cruz1, , Rute Reis1, , Irina Didenko1, , Elza Tomaz1, , Filipe Inácio1,

    Angioedema induzido por inibidores da enzima de conversão da angiotensina – Casos clínicos 2017 Vol.XXV, nº2

    Caso Clínico

    Os inibidores de enzima de conversão de angiotensina (IECA) são frequentemente prescritos na prática clínica para controlo da pressão arterial, no enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca e doença renal crónica. Podem induzir angioedema (AE) em 0,1 a 0,68 % dos doentes.
    Alexandru Ciobanu1, , Joana Pita1, , Carlos Loureiro1, , Ana Todo-Bom1,

    SYSTEMATIC REVIEW ON THE USE OF OMALIZUMAB FOR THE TREATMENT OF ASTHMATIC CHILDREN AND ADOLESCENTS 2017 Vol.XXV, nº2

    Artigos Comentados

    A literatura disponível relativa à terapêutica da asma com omalizumab em idade pediátrica é escassa. A presente revisão pretendeu avaliar a sua eficácia e segurança como terapêutica de associação neste grupo etário.
    Graça Loureiro, José Geraldo Dias, Natacha Santos

    Dermatite da máscara na infância – Um caso clínico 2017 Vol.XXV, nº2

    ALLERGYMAGE

    Criança de 2 anos, sexo feminino, acompanhada em consulta por asma, medicada com propionato de fluticasona (dose total 250 μg) por câmara expansora. Quatro meses depois, apresentava pequenas pápulas eritematosas periorais e perinasais, desenhando o contorno da máscara .
    Elena Finelli1, , Sara Prates1, , Paula Leiria-Pinto1,

    15th EAACI Immunology Winter School 2017 Vol.XXV, nº2

    Notícias

    Decorreu de 26 -29 de Janeiro de 2017 na Serra Nevada – Espanha, a 15th EAACI Immunology Winter School subordinada ao tema: “Basic Immunology Research in Allergy and Clinical Immunology”.

    Allergy School on Eosinophilic Esophagitis 2017 Vol.XXV, nº2

    Notícias

    Decorreu de 16 a 18 de Março de 2017 em Roterdão – Holanda, a Allergy School on Eosinophilic Esophagitis subordinada ao tema: “Eosinophilic Esophagitis (EoE): Pathophysiology, diagnosis and treatment”.

    Arranque do Programa de Formação Especializada para Jovens Imunoalergologistas – Physalis Challenge 2017 Vol.XXV, nº2

    Notícias

    O Programa Physalis foi criado pela anterior Direção da SPAIC, na Presidência do Professor Luís Delgado, com o objetivo de contribuir para a formação especializada dos Jovens Imunoalergologistas (JIPs) e fomentar momentos de agradável vivência entre todos, um objetivo que foi atingido com sucesso e falamos já de uma “Geração Physalis”

    Congresso Anual da EAACI 2017 2017 Vol.XXV, nº2

    Notícias

    O congresso anual da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI), a maior associação médica do mundo, europeia no ramo da Alergologia e da Imunologia clínica, decorreu de 17 a 21 de Junho em Helsínquia, Finlândia. Subordinado ao tema “No caminho para a prevenção e estilo de vida saudável”, a edição deste ano contou com um total de 7000 participantes desde médicos, investigadores, demais profissionais de saúde, assim como representantes da indústria farmacêutica.

    Prémios da SPAIC 2017 Vol.XXV, nº2

    REGULAMENTO GERAL DOS PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO SPAIC