Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • Editorial 2019 Vol.XXVII, nº3

    Reunião Anual da SPAIC 2019

    Este número da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é dedicado à 40.ª Reunião Anual da SPAIC, este ano a decorrer no Palácio de Congressos do Algarve de 11 a 13 de outubro e com o tema “Alergia: uma patologia da família, uma família de patologias”.
    Mário Morais-Almeida, Elisa Pedro

    Tratamento sistémico do eczema atópico grave em idade pediátrica 2019 Vol.XXVII, nº3

    O eczema atópico (EA) é uma doença inflamatória crónica muito frequente em idade pediátrica. Na maioria dos casos o controlo clínico é alcançado com o recurso a hidratação adequada (emolientes) e a medicação tópica (corticosteroides tópicos, inibidores da calcineurina tópicos) embora exista um subgrupo de doentes com EA grave que não responde ao tratamento convencional ou que tem recidivas após a redução do mesmo. Quando não se verifica uma melhoria sintomática apesar de um
    Sónia Rosa1, , Maria João Sousa2, , Paula Leiria Pinto1,

    Prurido crónico – Da etiologia ao tratamento 2019 Vol.XXVII, nº3

    O prurido é uma sensação desagradável na pele que provoca o desejo de coçar, designando-se prurido crónico quando os sintomas têm uma duração superior a 6 semanas; é um sintoma muito incapacitante, afetando negativamente a qualidade de vida. Estima-se que cerca de 60% da população com idade igual ou superior a 65 anos sofra de prurido. Neste artigo, os autores fazem uma revisão da fisiopatologia, da etiologia, do diagnóstico e do tratamento do prurido crónico.
    Cristina Valente1, , Isabel Rosmaninho1,

    Questionário de Asma Grave: tradução para Português e adaptação transcultural para o seu uso em Portugal 2019 Vol.XXVII, nº3

    Traduzir e realizar uma adaptação transcultural do Questionário de Asma Grave (SAQ, do inglês Severe Asthma Questionnaire) para que possa ser usado como ferramenta para medir o impacto dos sintomas de asma na qualidade de vida e o impacto do tratamento da asma nos doentes com asma grave em Portugal.
    Vera Clérigo1, , Bárbara Cardoso2, , Lígia Sofia Fernandes1, , Christine Costa3, , Otília Garcia4, , Elza Tomaz2, , Filipe Inácio2,

    Urticária como síndrome paraneoplásica 2019 Vol.XXVII, nº3

    A urticária é uma doença complexa com etiologia multifatorial e pode constituir um episódio inaugural para uma condição maligna ainda desconhecida.
    Ana Margarida Mesquita1, , Alice Coimbra1, , José Luís Plácido1,

    Alergia a budesonido intranasal: Um suspeito incomum 2019 Vol.XXVII, nº3

    Mulher de 47 anos com história de rinite alérgica aos ácaros do pó da casa, medicada inicialmente com corticoide intranasal (CIN),
    Maria Luís Marques1, , Álvaro Machado2, , Inês Lobo2,

    Artigos Comentados 2019 Vol.XXVII, nº3

    Reações alérgicas à picada de himenópteros são um problema clínico global. Apesar de eficazes, os esquemas de imunoterapia para dessensibilização requerem a utilização de extratos de veneno dispendiosos, tal como múltiplas visitas hospitalares durante longos períodos de tempo.
    Robert Heddle, Anthony Smith, Richard Woodman, Pravin Hissaria, Nikolai Petrovsky

    Notícias 2019 Vol.XXVII, nº3

    Congresso Anual da EAACI Lisboa 2019, Realizou‑se em Lisboa, de 1 a 5 de junho, o Congresso Anual da EAACI 2019 com o tema “Mapping the New World of Allergy: Towards precision medicine in allergy and asthma”.

    Normas de Publicação 2019 Vol.XXVII, nº3

    A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é o principal órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e assume‑se como a única revista científica portuguesa dedicada à publicação e divulgação de temas imunoalergológicos.

    Prémios SPAIC 2019 Vol.XXVII, nº3

    REGULAMENTO GERAL DOS PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO E BOLSAS SPAIC – TRIÉNIO 2017-2019