Arquivo RPIATodas publicações
-
Intervenção nos mecanismos de oxidação e activação celular
A Substância P (SP) descrita pela primeira vez no início do século XX, desempenha uma acção relevante a nível da inflamação neuroimune e do tónus da musculatura lisa. A asma brônquica é uma patologia crónica, com prevalência
crescente em todos os países desenvolvidos. A inflamação crónica subjacente à doença pode limitar a reversibilidade
funcional do órgão (respiratório), particularmente em casos clínicos mais arrastados.
Ana Todo-Bom1, ,
Anabela Mota Pinto2, ,
Sofia Vale Pereira3, ,
Vera Alves4, ,
Marília Dourado5, ,
Celso Chieira6, ,
Manuel Santos Rosa7,
ARTIGO ORIGINAL
A urticária ao frio (UF), habitualmente considerada como benigna e autolimitada, é muitas vezes não diagnosticada nem devidamente valorizada. No entanto, pode ser causa de reacção sistémica grave, potencialmente fatal.
Susana Piedade1, ,
Mário Morais-Almeida1, ,
Ângela Gaspar1, ,
Cristina Santa-Marta1, ,
Sónia Rosa1, ,
Sara Prates1, ,
Graça Pires1, ,
José Rosado-Pinto1,
ARTIGO ORIGINAL
monitorização do débito expiratório máximo instantâneo (DEMI) em exposição e afastamento do local de trabalho é uma importante ferramenta na avaliação da relação da asma com a exposição ocupacional. Apesar dos registos escritos dos valores de DEMI terem limitações conhecidas, não há dados relativamente à magnitude dos registos não exactos e/ou fabricados na população portuguesa.
Cristina Lopes1, ,
João Fonseca2, 3, ,
José Castela Torres da Costa4, ,
José Pedro Moreira da Silva4, ,
Graça Castel-Branco5,
CASO CLÍNICO
O sistema do complemento é um componente essencial do sistema imunitário inato, pelo que as deficiências de proteínas da sua complexa cascata podem ter consequências mais ou menos graves, de acordo com a importância do factor afectado. As complicações mais usuais das deficiências do complemento são infecções recorrentes a bactérias encapsuladas e distúrbios autoimunes.
Pedro Martins1, ,
Ângela Gaspar1, ,
José Rosado Pinto1,
INFORMAÇÃO
O dia 2 de Maio de 2006 é referenciado como o “Dia Mundial da Asma”. Sendo a asma uma doença inflamatória crónica com prevalência crescente em todo o mundo Ocidental.
Carlos Loureiro1,
ARTIGOS COMENTADOS
As cefalosporinas são dos antibióticos mais frequentemente utilizados no tratamento de infecções comuns, podendo ser causa de reacções alérgicas imediatas (manifestações que ocorrem até 1 hora após a administração do fármaco).
PÁGINA JOVEM
As doenças alérgicas são um importante problema de Saúde Pública em todos os Países da Europa, pela sua prevalência, implicações sócio-económicas e acometimento da qualidade de vida do doente e seus familiares directos. A alergia alimentar surge como uma preocupação na comunidade médica, não só pelos factos referidos anteriormente, como pela gravidade das apresentações clínicas, que podem perigar a vida.
Sónia Rosa1, ,
Rodrigo Alves2, ,
Susana Piedade1, ,
Rute Reis3, ,
Luísa Geraldes4, ,
Alexandra Figueira Santos4, ,
Célia Costa5, ,
Ana Teresa Silva6, ,
Ana Romeira7, ,
Luís Miguel Borrego7,
Nestes últimos meses a Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), teve a felicidade de poder dispor de 2 suplementos, um deles dedicado a estudo sobre a prevalência da rinite em adolescentes, em Portugal, e um outro no início de Junho durante o VII Congresso Luso-Brasileiro, sob a organização da SLBAIC e da SPAIC.
Carlos Nunes1, 2,