Revista Portuguesa de Imunoalergologia
Política Editorial
Os artigos considerados para publicação devem conter material original que não tenha sido publicado, total ou parcialmente (incluindo tabelas e figuras), nem tenha sido submetido ou aceite para publicação por outras revistas. Antes de enviar os manuscritos, os autores devem obter todas as permissões necessárias para publicação do material apresentado. Ressalta-se que, para cumprir as normas que regem os direitos autorais, a reprodução de imagens, figuras ou gráficos de outras publicações deve ter a autorização prévia dos respetivos autores, que devem constar nas referências.
As opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva dos autores, não podendo expressar a opinião dos editores e membros do conselho editorial.
As recomendações estipuladas pelo Comité de Ética em Publicações quanto ao uso de inteligência artificial na elaboração de publicações científicas serão seguidas.
Os autores, no momento da submissão, devem declarar se utilizaram ferramentas de inteligência artificial (IA) (como Large Language Models [LLMs], chatbots ou criadores de imagens) na produção dos trabalhos submetidos e descrever, tanto na carta de apresentação, bem como no manuscrito como foi utilizada.
Chatbots (como ChatGPT) não devem ser considerados autores porque não podem ser responsáveis pela precisão, integridade e originalidade do trabalho, e essas responsabilidades são exigidas para a autoria. Portanto, os seres humanos são responsáveis pelo material enviado que inclua o uso de ferramentas baseadas na IA. Os autores não devem identificar a IA ou ferramentas de IA como autor ou coautor, nem citar a IA como autor. Os seres humanos devem garantir que haja atribuição apropriada de todo o material citado, incluindo citações completas.
Os revisores que optarem por utilizar ferramentas da IA para apoiar o processo de revisão devem declarar seu uso à equipa editorial e são responsáveis por garantir que qualquer conteúdo gerado por IA incorporado na revisão seja preciso e imparcial.
Os trabalhos na submissão deverão ser enviados ao cuidado do Editor, acompanhados de carta de apresentação e declaração de autoria e/ou de conflito de interesse, com cedência de direitos de autor e autorização para publicação na RPIA. Os artigos devem ser submetidos online no site da RPIA.
Política de acesso aberto
Todos os artigos publicados na Revista Portuguesa de Imunoalergologia são de acesso totalmente aberto: imediata e permanentemente disponíveis gratuitamente para leitura, download e partilha. O uso permitido por terceiros é definido pela seguinte licença de usuário Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/): Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs (CC BY-NC-ND 4.0).
Uma versão completa do trabalho e todos os materiais suplementares num formato eletrónico padrão adequado são depositados imediatamente após a publicação inicial no site da revista (https://rpia.spaic.pt/) que é um repositório online apoiado pela sociedade científica SPAIC - Sociedade Portuguesa de Imunolaergologia.
Taxa de publicação em acesso aberto
Nenhuma taxa é paga pelo autor, pois os custos de publicação são cobertos pela sociedade.
POLÍTICA DE COPYRIGHT
Os autores dos artigos submetidos à Revista Portuguesa de Imunoalergologia retêm os direitos de autor. No momento da submissão de um artigo, solicita-se aos autores que forneçam um documento de “Autorização para Publicação na Revista.” Esta autorização implica que, caso o artigo seja aceite para publicação, os autores concordam que seja publicado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).
Esta licença permite que terceiros partilhem a publicação, desde que atribuam a devida autoria aos autores e não utilizem o trabalho para fins comerciais. A adesão a esta licença garante que o trabalho seja acessível ao maior número possível de leitores, promovendo a disseminação do conhecimento, enquanto protege os direitos dos autores e restringe o uso comercial e a elaboração de versões derivadas não autorizadas.