Arquivo RPIATodas publicações
-
Este editorial surge em plena Primavera, que está sendo muito preocupante para os doentes alérgicos com hipersensibilidade aos pólenes. Após um Inverno chuvoso, surgiu uma Primavera com temperatura amena, e em muitos locais do País muito acima das temperaturas médias para a época.
Carlos Nunes
ARTIGO DE REVISÃO
O autor faz uma análise elogiosa dos objectivos propostos pelo Movimento da Medicina Baseada na Evidência, detendo-se, contudo, de forma crítica, em alguns aspectos da sua metodologia, nomeadamente na técnica meta-analítica.
José Pinto Mendes1,
ARTIGO PREMIADO
A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, e os linfócitos T desempenham um papel central na sua patogénese. Na inflamação alérgica quer os eosinófilos quer os linfócitos T podem ter um tempo de vida aumentado no local da inflamação, por redução da apoptose, mantendo-se activados.
Ana Todo-Bom1, ,
Anabela Mota Pinto2, 3, ,
Vera Alves4, ,
Sofia Vale Pereira5, ,
Celso Chieira6, ,
Manuel Santos Rosa7, 8,
ARTIGO ORIGINAL
Desde 2002 que a Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) efectua monitorizações polínicas contínuas da atmosfera do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Portimão. Toda a informação polínica e previsões são divulgadas via web (www.spaic.pt) e pelos media (Rádio TSF, jornal Diário de Notícias e RTP1). Parte da informação é igualmente disponibilizada para o European Pollen Data Bank.
Elsa Caeiro1, 2, ,
Rui Brandão3, ,
Salomé Carmo4, ,
Luísa Lopes5, ,
Mário Morais de Almeida6, ,
Ângela Gaspar7, ,
José Ferraz Oliveira8, ,
Ana Todo-Bom9, ,
Teresa Leitão10, ,
Carlos Nunes11,
ARTIGO ORIGINAL
A imunoterapia específica (ITE) para ácaros tem sido implicada, pontualmente, na sensibilização a tropomiosina e na indução de alergia alimentar.
Rute Pereira dos Reis1, 2, ,
Ana Paula Pires3, 4, ,
Elza Tomaz5, 2, ,
Filipe Inácio5, 2,
CASO CLÍNICO
O níquel é o alergénio de contacto mais frequente. O quadro de hipersensibilidade a este metal não se limita à dermatite de contacto, e a via de exposição condiciona o tipo de manifestações clínicas. A dermatite de contacto sistémica é uma patologia desencadeada pela exposição sistémica a este metal.
Anna Ravasqueira1, 2, ,
Ana Célia Costa3, 2, ,
Gabriela Palma-Carlos4, 2, ,
Manuel Pereira-Barbosa5, 2, 6,
Departamento de Maladies Respiratoires, Hôpital Arnaud de Villeneuve, Centre Hospitalier Universitaire Montpellier, 19 de Fevereiro a 28 de Março de 2007
Parece-me fundamental começar por referir algumas diferenças da organização do Sistema de Saúde Francês e da Alergologia.
Luís Miguel Araújo1,
ARTIGOS COMENTADOS
Os estudos epidemiológicos têm demonstrado que a rinite alérgica (RA) coexiste com asma em até 80% dos doentes asmáticos. Esta associação aumenta os custos do tratamento da asma em cerca de 46%, tendo em conta as recomendações do Global Initiative for Asthma e do Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma, que incluem um duplo tratamento, de RA e asma, utilizando corticosteróides intranasais e inalados.