Arquivo RPIATodas publicações
-
Este quinto número do ano de 2007, que corresponde aos meses de Setembro/Outubro, entra na história da nossa revista, porquanto, pela primeira vez na vida da Revista Portuguesa de Imunoalergologia, publicámos mais de 4 números por ano. O 6.º número e último do volume XV da RPIA irá surgir no próximo mês de Dezembro, marcando finalmente a possibilidade de iniciarmos o processo de indexação da nossa revista no prestigiado Index Medicus/ Medline.
Carlos Nunes
ARTIGO DE REVISÃO
O atopy patch test (APT) tem emergido como um método de diagnóstico adicional na alergia alimentar, sobretudo em crianças com dermatite atópica. Contudo, a literatura presenta resultados discrepantes quanto à sua sensibilidade e especificidade, que poderão
dever-se a uma não estandardização do método e à sua difícil interpretação.
Natália Páris Fernandes1, ,
Sara Prates2,
ARTIGO ORIGINAL
Apesar de se aceitar que a maioria das manifestações alérgicas começam precocemente na vida, os dados epidemiológicos sobre as doenças alérgicas em idade pré-escolar são escassos.
Mário Morais-Almeida1, ,
Carlos Nunes2, ,
Ângela Gaspar3, ,
Helena Falcão4, ,
Manuel Branco Ferreira5, ,
Ana Todo-Bom6, ,
Carlos Loureiro6, ,
André Moreira7, 8, ,
Luís Delgado7, 8,
ARTIGO ORIGINAL
Estudar o tipo e concentração de esporos fúngicos no interior de habitações e em locais públicos.
Carlos Nunes1, ,
Susel Ladeira2,
CASO CLÍNICO
A sinusite fúngica alérgica (SFA) é uma doença rara e uma forma de sinusite fúngica não invasiva. É caracterizada por uma reacção alérgica intensa, causada pela presença de um ou mais fungos que crescem no muco das cavidades sinusais.
Diva Ferreira1, ,
Ana Morête2, ,
Raquel Duarte3, ,
Aurora Carvalho4,
ARTIGOS COMENTADOS
O papel da dieta no desenvolvimento de asma e atopia tem sido objecto de estudo ao longo dos últimos anos.
José Manuel Plácido,
Cristina Santa Marta,
Luísa Geraldes,
Joana Caiado
PÁGINA JOVEM
A Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI) tem primado desde há alguns anos pela aposta nas faixas etárias mais jovens, traduzida pelo incentivo à participação nas actividades da mesma durante os congressos anuais e ainda pelo grande número de cursos e escolas que decorrem durante o Verão e que se destinam maioritariamente aos JMA (juniores da EAACI).
Luís Miguel Borrego1,
PÁGINA INTERNACIONAL
As doenças respiratórias crónicas (DRC) são das mais frequentes e incluem a asma, as doenças alérgicas respiratórias, a doença pulmonar obstrutiva crónica, as doenças ocupacionais e a hipertensão pulmonar, entre outras mais raras.
José Eduardo Rosado Pinto
PROGRAMA DA XXVIII REUNIÃO ANUAL DA SPAIC
PROGRAMA