Arquivo RPIATodas publicações
-
EDITORIAL
Ano de múltiplas crises, na Medicina e, em especial, fora dela. Era de mudança, em Portugal e no Mundo.
A SPAIC em tempos de dúvida e incerteza manteve as suas actividades e cumpriu com os objectivos programados. Isto só foi possível devido ao forte empenho dos seus sócios, capital crítico da nossa associação.
Mário Morais de Almeida
A Revista Portuguesa de Imunoalergologia agradece aos colegas abaixo mencionados que em 2008 participaram na rubrica.
Manuel Branco Ferreira
ARTIGO DE REVISÃO
A existência de uma relação entre refluxo gastroesofágico (RGE) e asma brônquica (AB) permanece controversa. É difícil realizar uma metanálise correcta nesta área, pois nem os meios utilizados para definir e quantificar cada patologia
nem as populações estudadas são comparáveis.
Susana Palma Carlos1, ,
Susana Carvalho1, ,
Paula Leiria Pinto1,
ARTIGO ORIGINAL
Embora a imunoterapia específica com veneno de himenópteros (VIT) seja a única terapêutica capaz de induzir tolerância a estes alergénios, os seus mecanismos subjacentes ainda estão por clarificar.
Rodrigo Rodrigues Alves1, 2, ,
António Baptista1, ,
Alcinda Melo1, ,
Rui Soares3, ,
Elisa Pedro2, ,
Manuel Pereira Barbosa2, ,
Rui Victorino3, ,
Ana Espada Sousa3, ,
Maria Conceição Pereira Santos3,
ARTIGO ORIGINAL
A prevalência da asma brônquica e de outras alergias parece estar a aumentar um pouco por todo o mundo, afectando primariamente as crianças e adultos jovens, embora estudos mais recentes mostrem quer uma estabilização quer uma diminuição na prevalência destas afecções nas populações.
Luís Filipe Fonseca1,
CASO CLÍNICO
A doença celíaca (DC) é uma enteropatia induzida pela gliadina dos cereais. A prevalência tem vindo a aumentar, designadamente os casos atípicos e em idade adulta, comparativamente à apresentação clássica da infância, com manifestações gastrintestinais e decorrentes da malabsorção.
Gisela Calado1, ,
Graça Loureiro1, ,
Carmelita Ribeiro1, ,
Daniel Machado1, ,
Beatriz Tavares1, ,
Celso Chieira1,
ALLERGYMAGE
Farmacêutica, 39 anos, com rinite intermitente ligeira, inicia subitamente lesões cutâneas dispersas pelo corpo, umas eczematosas e outras de tipo vasculítico, sem envolvimento das mucosas e sem resolução com corticoterapia e anti-histamínicos sistémicos instituídos repetidamente no serviço de urgência.
Luísa Geraldes1, ,
Ana Todo-Bom1, ,
Maria José Julião2, ,
Celso Chieira1,
ARTIGOS COMENTADOS
Os corticóides inalados constituem a pedra basilar do tratamento do doente asmático. Contudo, 5 a 10% dos doentes não respondem à terapêutica mesmo com corticoterapia sistémica em altas doses. Estes doentes apresentam uma elevada morbilidade e mortalidade, sendo importante identifi cá -las precocemente.
Pedro Martins,
Alexandra Santos,
Carlos Neto Braga
EDITORIAL, ARTIGO DE REVISÃO, ARTIGOS ORIGINAIS, CASOS CLÍNICOS,
NOTÍCIAS
A prevalência das doenças alérgicas tem vindo a aumentar particularmente em países como o Reino Unido, num cenário que se assemelha a uma verdadeira epidemia.
Alexandra Santos1,
Data, Local, Website