-
EDITORIAL 2009 Vol.XVII, Supl. 1
Como é bem patente, em 2008, a nossa RPIA continuou a trilhar um caminho seguro e de algum sucesso, na senda do que havia sido feito em anos anteriores. Um desses primeiros e importantíssimos passos foi a obtenção de uma regularidade publicativa, consolidada sobretudo a partir de 2004.
Controvérsias em Imunoalergologia. Venenos, alergia sem IgE? 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ARTIGO DE REVISÃO
As picadas de himenópteros podem desencadear reacções sistémicas graves. Confi rmada a alergia com positividade dos testes cutâneos e/ou doseamentos da IgE específica para o veneno, a imunoterapia específica é um tratamento seguro e eficaz.
Imunoterapia específica: Uma mais -valia no tratamento da asma e rinite alérgicas 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ARTIGO ORIGINAL
A rinite e a asma são frequentemente coexistentes e, na etiologia alérgica, a imunoterapia específica (ITE) pode alterar a evolução natural da doença.
Padrões de sensibilização na hipersensibilidade a leguminosas. Estudo numa população da região Centro 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ARTIGO ORIGINAL
As leguminosas, plantas essenciais na dieta mediterrânica, podem condicionar reacções graves e potencialmente fatais. Está descrita uma elevada reactividade cruzada imunológica entre os diferentes alimentos desta família, mas a sua relevância clínica não é consensual.
Dessensibilização a fármacos em oncologia: Experiência de um Serviço de Imunoalergologia 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ARTIGO ORIGINAL
As reacções de hipersensibilidade (RHS) a citostáticos são relativamente frequentes, levando à suspensão de terapêuticas de primeira linha.
Disfunção das cordas vocais simulando asma brônquica 2009 Vol.XVII, Supl. 1
CASO CLÍNICO
A disfunção das cordas vocais é uma patologia que pode mimetizar a asma. Um elevado grau de suspeição é necessário para o diagnóstico, que é efectuado através de laringoscopia.
Hiperplasia nodular linfóide na imunodefi ciência comum variável 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ALLERGYMAGE
A imunodeficiência comum variável é uma patologia heterogénea caracterizada por um compromisso da imunidade humoral, com hipogamaglobulinemia e infecções bacterianas de repetição.
FACTORS ASSOCIATED WITH ASTHMA EXACERBATIONS DURING A LONG -TERM CLINICAL TRIAL OF CONTROLLER MEDICATION IN CHILDREN. 2009 Vol.XVII, Supl. 1
ARTIGOS COMENTADOS
O Pediatric Asthma Controller Trial (PACT) foi um estudo com duração de um ano realizado com o objectivo de avaliar a efi cácia e segurança de três regimes de tratamento em crianças com asma persistente ligeira a moderada.
Estágio no Serviço de Alergologia e Imunologia Pediátrica do Hospital Mount Sinai – Manhattan, NY, USA 2009 Vol.XVII, Supl. 1
NOTÍCIAS
Mesa dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIP): “Alergia Alimentar”, XIII Congresso Luso -Brasileiro de Alergia e Imunologia Clínica, Curso de Alergia Alimentar em Castelbrando, Itália
PRÉMIOS DA SPAIC 2009 Vol.XVII, Supl. 1
Prémios e Regulamentos da SPAIC
Revista Portuguesa de Imunoalergologia