Arquivo RPIATodas publicações
-
ÍNDICES ANUAIS
EDITORIAL, ARTIGO DE REVISÃO, ARTIGOS ORIGINAIS, CASOS CLÍNICOS,
O presente número da nossa revista inicia-se com um importantíssimo documento elaborado por alguns colegas e que consiste numas normas de orientação prática em imunoterapia específica. Abordam aspectos que vão desde indicações até segurança, cuidados na administração e mesmo aspectos de custo-benefício.
Luís Taborda Barata
A imunoterapia específi ca com extractos alergénicos ou vacinação anti -alérgica é o único tratamento etiológico capaz de alterar o curso natural da doença alérgica, sendo no entanto essencial a selecção criteriosa dos doentes a submeter a este tratamento e dos extractos a utilizar para optimização do rácio custo//benefício.
ARTIGO ORIGINAL
Em estudos populacionais para rastreio de asma alérgica em crianças são necessários instrumentos válidos e simples.
Teresa Vieira1, ,
João Almeida Fonseca1, 2, ,
Rui Silva3, ,
Linda Cruz4, ,
Ana Reis Ferreira1, ,
Ana Leblanc1, ,
André Moreira1, 2, ,
Maria Graça Castel -Branco1,
CASO CLÍNICO
As rosáceas são uma importante causa de alergia alimentar no Sul da Europa, sendo o pêssego o fruto desta família mais implicado em casos de anafilaxia. Descrevem -se dois casos clínicos menos comuns de anafilaxia a maçã
Natacha Santos1, ,
Ângela Gaspar1, ,
Ângela Gaspar1, ,
Graça Pires1, ,
Mário Morais -Almeida1,
CASO CLÍNICO
O aumento da frequência de reacções de hipersensibilidade a fármacos, nomeadamente a anti -inflamatórios não esteróides pouco utilizados na prática clínica, constitui um desafio constante na determinação dos métodos de diagnóstico mais úteis na investigação de cada caso.
Teresa Moscoso1, ,
Marta Neto1, ,
Margarida Trindade1,
CASO CLÍNICO
A alergia ao látex representa um importante problema de saúde, particularmente em grupos populacionais seleccionados, que se caracterizam por exposições frequentes e precoces a proteínas alergénicas da Hevea brasiliensis.
Cristiana Couto1, ,
Elisa Mariño2, ,
Paula Alendouro3, ,
Águeda Matos1,
ARTIGOS COMENTADOS
Os anti -histamínicos (anti -H1) são medicamentos frequentemente utilizados no tratamento de doenças alérgicas e na urticária. Existe um amplo leque de reacções adversas atribuídas a estes medicamentos nas quais as reacções cutâneas são pouco frequentes.
NOTÍCIAS
Prémios SPAIC 2011, Estágio de alergia alimentar no Serviço de Alergologia do Hospital Universitário La Paz (Madrid)