Arquivo RPIATodas publicações
-
presente número da RPIA começa com um artigo de revisão sobre a alergia ao látex. A identifi cação precoce e a instituição de medidas de prevenção e tratamento são essenciais, para assegurar a abordagem correcta do doente alérgico ao látex. Seguem -se três artigos originais bastante interessantes.
O caso clínico deste número é de uma doente com anafilaxia ao dióspiro mediada por IgE
Ângela Gaspar
ARTIGO DE REVISÃO
A alergia ao látex representa um importante problema de saúde em grupos populacionais seleccionados, denominados de risco. A identificação precoce e a instituição de medidas de prevenção e tratamento são essenciais, para assegurar a abordagem correcta do doente alérgico ao látex, produto ubiquitário a nível dos serviços de saúdeA alergia ao látex representa um importante problema de saúde em grupos populacionais seleccionados, denominados de risco. A identificação precoce e a
Ângela Gaspar1, ,
Emília Faria2,
ARTIGO ORIGINAL
A asma constitui um importante problema de saúde com prevalência crescente afectando indivíduos de todos os grupos etários.
Ana Todo -Bom1, 2, ,
Carlos Loureiro1, ,
Victor Rodrigues3, ,
Peter Burney4, ,
Anabela Mota Pinto2,
ARTIGO ORIGINAL
Tem sido sugerido que vários doentes asmáticos aparentemente controlados referem queixas respiratórias durante a actividade sexual que, no entanto, são raramente discutidas com os médicos assistentes.
Manuel Branco Ferreira1, 2,
ARTIGO ORIGINAL
O ImmunoCAP ISAC® visa a detecção in vitro de IgE específica sérica (IgEe) para múltiplos alergénios moleculares.
Marta Chambel1, ,
Miguel Paiva1, ,
Sara Prates1, ,
Virgínia Loureiro2, ,
Paula Leiria Pinto1,
CASO CLÍNICO
A alergia ao dióspiro é rara, não estando identificados os alergénios envolvidos.
Helena Pité1, ,
Anna Sokolova2, ,
Borja Bartolomé3, ,
Pedro Martins1, ,
Sara Prates1, ,
Paula Leiria Pinto1,
ARTIGOS COMENTADOS
Este trabalho reflecte as conclusões de um grupo de membros da European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition (ESPGHAN) que pretendeu actualizar as guidelines do diagnóstico de doença celíaca (DC), na criança e no adolescente, publicados em 1990, partindo da medicina baseada na evidência e com base em literatura publicada entre Janeiro de 2004 e Setembro de 2009.
Filipa Ribeiro1, ,
Patrícia Barreira2,
NOTÍCIAS
Estágio no Christian Doppler Laboratory for Allergy Diagnosis and Therapy, Áustria
Data, Local, Website
Prémios e Regulamentos Prémios SPAIC