-
Hipersensibilidade a fármacos: O enfoque da reunião da SPAIC Primavera 2016 2016 Vol.XXIV, nº2
Editorial
Organizou‑se recentemente a 15.ª Reunião da Primavera da SPAIC, em Sintra, este ano com a colaboração dos grupos de interesse “Alergia a Fármacos” e “Anafilaxia e doenças imunoalérgicas fatais”, tendo sido focado o tema “Hipersensibilidade a fármacos: reconhecer e orientar”.
Luís Delgado1,Mecanismos imunopatológicos das reações de hipersensibilidade a fármacos 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade (HS) imunológica a fármacos são mediadas pelos linfócitos do sistema imunitário adaptativo, apresentando especificidade e memória imunológica.
Frederico Regateiro1, 2, , Emília Faria1,Hipersensibilidade a fármacos – Os suspeitos do costume e os inusitados 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
De forma a entender as reações de hipersensibilidade a fármacos ao longo dos anos, entre as diferentes classes farmacológicas, nos diferentes grupos etários e em diversas populações, foi feita pesquisa e análise de estudos epidemiológicos publicados sobre reações adversas e de hipersensibilidade a fármacos desde 1964 até aos dias de hoje.
Luísa Geraldes1, , Paula Alendouro1,Hipersensibilidade a fármacos – Os estudos in vivo 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade a fármacos representam cerca de um terço de todas as reações adversas e estima‑se que afetem mais de 7 % da população geral, pelo que representam um importante problema de saúde pública.
Susana Cadinha1,Hipersensibilidade a fármacos – A contribuição do laboratório: Há novidades? 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
Nos últimos anos tem‑se assistido a um aumento significativo das reações de hipersensibilidade (RH) a fármacos, constituindo atualmente um problema de saúde pública.
Maria Conceição Pereira dos Santos1,Anafilaxia perioperatória: A experiência brasileira 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
Anafilaxia perioperatória é uma reação de hipersensibilidade rara, porém tem início rápido e é potencialmente fatal
Marcelo Vivolo Aun1, , Laila Sabino Garro1, , Marisa Rosimeire Ribeiro1, , Jorge Kalil1, , Pedro Giavina-Bianchi1,Hipersensibilidade a fármacos – Aspetos epidemiológicos e fatores de risco 2016 Vol.XXIV, nº2
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA
As reações adversas a medicamentos (RAM) constituem um grave problema de saúde pública, estimando-se que representem 3 a 7 % das causas de deslocação ao serviço de urgência e ocorram em 10 a 20 % dos doentes hospitalizados.
Pedro Carreiro Martins1, 2,Hipersensibilidade a fármacos – Tratar, documentar e dessensibilizar 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade a fármacos (RHF) têm aumentado de forma importante à medida que vários medicamentos, nomeadamente anti‑inflamatórios não esteroides (AINEs) e antibióticos, vão sendo utilizados com maior frequência.
Joana Caiado1, 2,SCARs – A face negra da hipersensibilidade a fármacos 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
SCARs é o acrónimo de severe cutaneous adverse reactions drug‑induced. SCARs é definida pela OMS como reação adversa grave induzida por fármacos que obrigam a internamento hospitalar e originam morbilidade, sequelas permanentes ou risco de vida.
Luís Soares de Almeida1, 2,Hipersensibilidade a fármacos – Manifestações menos frequentes 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações adversas a fármacos podem ser de Tipo A, previsíveis (efeito farmacológico não desejado do medicamento) ou tipo B, imprevisíveis, constituindo estas cerca de 20 % do total de reações adversas.
Marta Chambel1,Congresso da European Academy Allergy and Clinical Immunology 2016 Vol.XXIV, nº2
O Congresso Anual da European Academy Allergy and Clinical Immunology – EAACI decorreu nos dias 11a15 de junho de 2016, em Viena, Áustria.
Drug Hypersensitivity Meeting 2016 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
Decorreu de 21 a 23 de abril de 2016 em Málaga Espanha, o 7th Drug Hypersensitivity Meeting (DHM) organizado pelo grupo de trabalho da European Network Drug Allergy (ENDA) e presidido pelos Professores Drs. Maria José Torres e Knut Brockow.
Lançamento do livro Asma 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
No dia 22 de junho de 2016, às 18:30, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, decorreu o lançamento do livro intitulado Asma coordenado pela Prof. Dra. Ana Todo‑Bom.
Reunião da Primavera 2016 da SPAIC 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
Teve lugar no passado dia 9 de abril, em Sintra, a Reunião da Primavera 2016 organizada pela SPAIC com o apoio dos Laboratórios Vitória.
Calendário de Reuniões 2016 Vol.XXIV, nº2
data, local, website
Prémios da SPAIC 2016 Vol.XXIV, nº2
prémio, SPAIC, regulamento,
Revista Portuguesa de Imunoalergologia