-
Hipersensibilidade a fármacos: O enfoque da reunião da SPAIC Primavera 2016 2016 Vol.XXIV, nº2
Editorial
Organizou‑se recentemente a 15.ª Reunião da Primavera da SPAIC, em Sintra, este ano com a colaboração dos grupos de interesse “Alergia a Fármacos” e “Anafilaxia e doenças imunoalérgicas fatais”, tendo sido focado o tema “Hipersensibilidade a fármacos: reconhecer e orientar”.
Luís Delgado1,Mecanismos imunopatológicos das reações de hipersensibilidade a fármacos 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade (HS) imunológica a fármacos são mediadas pelos linfócitos do sistema imunitário adaptativo, apresentando especificidade e memória imunológica.
Frederico Regateiro1, 2, , Emília Faria1,Hipersensibilidade a fármacos – Os suspeitos do costume e os inusitados 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
De forma a entender as reações de hipersensibilidade a fármacos ao longo dos anos, entre as diferentes classes farmacológicas, nos diferentes grupos etários e em diversas populações, foi feita pesquisa e análise de estudos epidemiológicos publicados sobre reações adversas e de hipersensibilidade a fármacos desde 1964 até aos dias de hoje.
Luísa Geraldes1, , Paula Alendouro1,Hipersensibilidade a fármacos – Os estudos in vivo 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade a fármacos representam cerca de um terço de todas as reações adversas e estima‑se que afetem mais de 7 % da população geral, pelo que representam um importante problema de saúde pública.
Susana Cadinha1,Hipersensibilidade a fármacos – A contribuição do laboratório: Há novidades? 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
Nos últimos anos tem‑se assistido a um aumento significativo das reações de hipersensibilidade (RH) a fármacos, constituindo atualmente um problema de saúde pública.
Maria Conceição Pereira dos Santos1,Anafilaxia perioperatória: A experiência brasileira 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
Anafilaxia perioperatória é uma reação de hipersensibilidade rara, porém tem início rápido e é potencialmente fatal
Marcelo Vivolo Aun1, , Laila Sabino Garro1, , Marisa Rosimeire Ribeiro1, , Jorge Kalil1, , Pedro Giavina-Bianchi1,Hipersensibilidade a fármacos – Aspetos epidemiológicos e fatores de risco 2016 Vol.XXIV, nº2
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA
As reações adversas a medicamentos (RAM) constituem um grave problema de saúde pública, estimando-se que representem 3 a 7 % das causas de deslocação ao serviço de urgência e ocorram em 10 a 20 % dos doentes hospitalizados.
Pedro Carreiro Martins1, 2,Hipersensibilidade a fármacos – Tratar, documentar e dessensibilizar 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações de hipersensibilidade a fármacos (RHF) têm aumentado de forma importante à medida que vários medicamentos, nomeadamente anti‑inflamatórios não esteroides (AINEs) e antibióticos, vão sendo utilizados com maior frequência.
Joana Caiado1, 2,SCARs – A face negra da hipersensibilidade a fármacos 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
SCARs é o acrónimo de severe cutaneous adverse reactions drug‑induced. SCARs é definida pela OMS como reação adversa grave induzida por fármacos que obrigam a internamento hospitalar e originam morbilidade, sequelas permanentes ou risco de vida.
Luís Soares de Almeida1, 2,Hipersensibilidade a fármacos – Manifestações menos frequentes 2016 Vol.XXIV, nº2
Artigo de Atualização
As reações adversas a fármacos podem ser de Tipo A, previsíveis (efeito farmacológico não desejado do medicamento) ou tipo B, imprevisíveis, constituindo estas cerca de 20 % do total de reações adversas.
Marta Chambel1,Congresso da European Academy Allergy and Clinical Immunology 2016 Vol.XXIV, nº2
O Congresso Anual da European Academy Allergy and Clinical Immunology – EAACI decorreu nos dias 11a15 de junho de 2016, em Viena, Áustria.
Drug Hypersensitivity Meeting 2016 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
Decorreu de 21 a 23 de abril de 2016 em Málaga Espanha, o 7th Drug Hypersensitivity Meeting (DHM) organizado pelo grupo de trabalho da European Network Drug Allergy (ENDA) e presidido pelos Professores Drs. Maria José Torres e Knut Brockow.
Lançamento do livro Asma 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
No dia 22 de junho de 2016, às 18:30, no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, decorreu o lançamento do livro intitulado Asma coordenado pela Prof. Dra. Ana Todo‑Bom.
Reunião da Primavera 2016 da SPAIC 2016 Vol.XXIV, nº2
Notícias
Teve lugar no passado dia 9 de abril, em Sintra, a Reunião da Primavera 2016 organizada pela SPAIC com o apoio dos Laboratórios Vitória.
Calendário de Reuniões 2016 Vol.XXIV, nº2
data, local, website
Prémios da SPAIC 2016 Vol.XXIV, nº2
prémio, SPAIC, regulamento,
Revista Portuguesa de Imunoalergologia
Open access by CC BY-NC-ND 4.0 desde 2024