Arquivo RPIATodas publicações
-
Dirijo-vos estas últimas palavras como Editor da Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA), função que desempenhei com um enorme prazer, acompanhado de uma fantástica equipa do Conselho Redatorial e de redatores de excelência.
A prova de provocação oral (PPO) é considerada o gold standard no diagnóstico de hipersensibilidade aos betalactâmicos.
A anafilaxia é a forma mais grave de doença alérgica; no entanto, a real prevalência em diferentes grupos populacionais é incerta por ausência de registos adequados desta entidade potencialmente fatal.
A broncoconstrição induzida pelo exercício (BIE) define- se como o aumento transitório da resistência das vias aéreas resultante da obstrução brônquica que ocorre após esforço físico.
Objetivo: Descrever o caso de uma imunodeficiência comum variável (IDCV) cuja primeira manifestação foi diarreia crónica por infeção gastrointestinal por citomegalovírus (CMV).
Homem de 32 anos, rabaneador numa corticeira desde há 15 anos. Observado em consulta por episódios recorrentes de tosse com expetoração mucopurulenta, pieira, sudorese, febre e mialgias com três anos de evolução.
Os efeitos do omalizumab na alergia alimentar ainda não foram extensivamente estudados. Pretende-se, com este estudo, avaliar o seu efeito no limiar de tolerância aos alergénios alimentares, em crianças com alergia alimentar múltipla tratadas com este fármaco por asma grave.
NOTÍCIAS
2019 Vol.XXVII, nº4
Decorreu no passado dia 31 de agosto de 2019, em Barcelona a primeira reunião do Board Junior da EAACI para o triénio 2019-2021.
Os doentes que reportam alergia às penicilinas tendem a evidenciar piores resultados clínicos e maior utilização dos cuidados de saúde, devendo ser alvo de avaliação diagnóstica. Contudo, preocupações com a segurança limitam a execução generalizada dos testes de provocação.
CO 26 – Controlo da doença alérgica em indivíduos sob tratamento com imunoterapia específica subcutânea
regulamento, premios spaic