Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Sobre a Revista

Revista Portuguesa de Imunoalergologia

RPIA

A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é o orgão oficial da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e assume-se como a única revista científica portuguesa dedicada exclusivamente à publicação e divulgação de temas imunoalergológicos. Para além da sua disponibilidade neste site ou através do site da SPAIC (www.spaic.pt), esta revista está disponível nas bases bibliográficas da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Web of Knowledge, Thomson Reuters e ainda é distribuída aos sócios em formato flipbook através de um link.

A RPIA é uma publicação com mais de duas décadas de existência. Foi publicada pela primeira vez em novembro de 1991 (Vol I, Nº 1) e tem divulgado ao longo de todos estes anos a produção científica nacional, incluindo no seu conselho redatorial especialistas nacionais e internacionais de elevado prestígio. Atualmente a revista tem a emissão anual de quatro números e pelo menos um suplemento que contem o programa científico assim como os resumos das comunicações científicas apresentadas na reunião anual da sociedade.

O conteúdo da RPIA abrange as diversas aéreas da patologia imunoalergológica em todos os estratos etários e procura ter um leque eclético de assuntos que vão desde a biologia dos alergénios até aos seus métodos de colheita e identificação, para além da investigação de aspetos epidemiológicos, imunopatológicos, diagnósticos assim como das várias intervenções terapêuticas.