Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • 38ª Reunião Anual da SPAIC 2017 Vol.XXV, nº3

    Editorial

    Este número da Revista Portuguesa de Imunoalergo- logia (RPIA) é dedicado à 38.a Reunião Anual da SPAIC, cujo tema será “Alergia e Qualidade de Vida” e irá decorrer de 6 a 8 de outubro na Figueira da Foz.

    Conceitos subjacentes à utilização dos medicamentos biológicos 2017 Vol.XXV, nº3

    Artigo de Revisão

    Os medicamentos biológicos e biossimilares são desenvolvidos a partir de células vivas, com maior ou menor grau de modificação em relação às moléculas originais, através de metodologias biotecnológicas variadas.
    Luís Taborda Barata1, 2, 3,

    Internamentos em crianças com registo de alergia às penicilinas 2017 Vol.XXV, nº3

    Artigo Original

    A alergia às penicilinas é amplamente sobrediagnosticada. Contudo, este fenómeno pode associar-se a consequências negativas, incluindo maior risco de infeções por agentes multi-resistentes e custos económicos superiores.
    Bernardo Sousa-Pinto1, 2, 3, , Alberto Freitas2, 3, , Luís Araújo1, 3, 4,

    Teste de transformação linfocitária no estudo da hipersensibilidade a fármacos 2017 Vol.XXV, nº3

    Artigo Original

    O teste de tansformação linfocitária (TTL) tem vindo a ser utilizado nas últimas décadas no es- tudo de reações alérgicas a fármacos. Baseia-se na deteção de uma resposta proliferativa das células T quando expos- tas ao fármaco suspeito e alguns grupos têm relatado uma sensibilidade e especificidade elevadas neste contexto.
    Sofia Farinha1, 2, 3, , Bárbara Cardoso1, 2, 3, , Regina Viseu1, 2, 3, , Elza Tomaz1, 2, 3, , Filipe Inácio1, 2, 3,

    38ª Reunião Anual - Alergia e Qualidade de Vida 2017 Vol.XXV, nº3

    Programa

    Em nome da Direção da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e da comissão organizadora, temos o maior gosto em lhes apresentar as boas-vindas à Figueira da Foz e à 38a Reunião Anual da SPAIC, este ano sob o tema “Alergia e Qualidade de Vida”.

    38ª Reunião Anual da SPAIC 2017 Vol.XXV, nº3

    Resumo das comunicações orais e posters

    Serão apresentados um total de 95 trabalhos científicos, em sessões de comunicações orais e e-posters, contando com a presença de mais de 350 participantes. Como já vem sendo hábito e a fim de fomentar a investigação científica em Imunoalergologia, as melhores comunicações apresentadas em cada sessão sob a forma de comunicação oral ou poster serão premiadas.

    Prémios da SPAIC 2017 Vol.XXV, nº3

    Regulamento

    Com o intuito de estimular a investigação em Portugal e a formação específica na área de Alergologia e Imunologia Clínica, a SPAIC institui anualmente concurso para atribuição de Prémios Científicos.