Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • EDITORIAL 2007 Vol.XV, nº4

    Caros Colegas 2007 foi o primeiro ano de avaliação final do internato complementar, segundo as regras da Portaria 183/2006 de 22 de Fevereiro, infelizmente ainda sem se encontrar publicado o novo programa de formação do internato complementar de Imunoalergologia que a Direcção do Colégio elaborou em 2004 e reviu em 2006, para se adequar à supracitada portaria no que diz respeito à inclusão do ano comum que veio substituir o internato geral. É evidente que todas as mudanças são dolor
    Manuel Branco Ferreira

    Será possível prevenir a alergia alimentar? 2007 Vol.XV, nº4

    ARTIGO DE REVISÃO

    O aumento da prevalência de alergia alimentar tem motivado a realização de estudos de intervenção no âmbito da prevenção primária. Estes estudos têm sido efectuados, particularmente em crianças com risco atópico, com o objectivo principal de estabelecer recomendações que permitam intervir precocemente, prevenindo o desenvolvimento de alergia alimentar.
    Isabel Carrapatoso1, , Emanuel Sarinho2,

    Infecção VIH no internamento de Imunoalergologia 2007 Vol.XV, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) tem importância crescente em Portugal, apresentando valores de incidência bastante superiores à média apresentada pelos países da Europa Ocidental. O envolvimento cutâneo é bastante frequente nos doentes com infecção VIH, embora existam raras descrições da sua associação com angioedema.
    Sara Pereira da Silva1, , Rodrigo Rodrigues Alves2, , Joana Caiado3, , Anna Ravasqueira2, , Fátima Duarte2, , Manuel Branco Ferreira4, , Manuel Pereira Barbosa5,

    Polinose, meteorologia e prevenção primária na rinoconjuntivite sazonal 2007 Vol.XV, nº4

    ARTIGO ORIGINAL

    Estudo dos níveis de pólenes no ar na região do Barlavento do Algarve, suas implicações na rinoconjuntivite, na asma, e a influência da divulgação prévia das previsões na sintomatologia dos alérgicos, durante 3 anos.
    Carlos Nunes1, , Susel Ladeira2,

    Anafilaxia à fava 2007 Vol.XV, nº4

    CASO CLÍNICO

    A alergia a legumes é prevalente na região mediterrânica, em virtude do lugar central que estes ocupam na dieta, podendo determinar reacções potencialmente graves em doentes sensibilizados. Os alergénios dos legumes são habitualmente descritos como resistentes à acção do calor e sensíveis à acção de ácidos e enzimas, apresentando uma elevada reactividade cruzada e surgindo frequentemente como alergénios ocultos.
    Sofia Campina Costa1, , Ana Margarida Reis2, , Natália Fernandes1, , Marta Neto3, , Francisca Carvalho3, , Teresa Conde4, 5, , Alcinda Campos Melo6, , Conceição Pereira Santos7, 8, , Margarida Trindade9,

    IS THERE CROSS-REACTIVITY BETWEEN PENICILINS AND CEPHALOSPORINS? 2007 Vol.XV, nº4

    ARTIGOS COMENTADOS

    Atendendo aos resultados contraditórios que existem na literatura sobre a reactividade cruzada entre penicilinas e cefalosporinas e ao facto de não haver nenhum estudo epidemiológico controlado sobre essa reactividade cruzada em termos clínicos, os autores procuraram neste estudo determinar o risco de uma reacção alérgica às efalosporinas em doentes com prévia reacção à penicilina.
    Elza Tomaz, Rute Reis, Fátima Ferreira, António Vinhas de Sousa

    Os Jovens Imunoalergologistas Portugueses no XXVI Congresso da EAACI 2007 Vol.XV, nº4

    PÁGINA JOVEM

    A participação dos Jovens Imunoalergologistas Portugueses (JIPs) no XXVI Congresso da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI), que decorreu entre 9 e 13 de Junho na cidade de Göteborg, foi caracterizada pelo elevado número de resumos apresentados e pelo empenho e participação activa na Academia.
    Ângela Gaspar, André Moreira

    PÁGINA INTERNACIONAL 2007 Vol.XV, nº4

    No passado mês de Junho decorreu em Göteborg, Suécia, o XXVI Congress of the European Academy of Allergology and Clinical Immunology (EAACI), este ano sob a presidência do professor Jan Lötvall. O congresso anual da EAACI é sempre uma reunião científica de grande projecção na Imunoalergologia europeia e internacional, que este ano reuniu mais de 5000 congressistas, oriundos de 95 países em todo o mundo.
    Luís Delgado1, 2, 3,

    CALENDÁRIO DE REUNIÕES 2007 Vol.XV, nº4

    Data, Local, Website