Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Arquivo RPIATodas publicações


  • Editorial 2020 Vol.XXVIII, nº2

    COVID-19: Formação específica em Imunoalergologia em tempos de incerteza

    Os primeiros relatos de doença provocada por SARS-CoV-2, COVID-19 surgiram, ainda em dezembro de 2019, na província de Hubei, China. Foram associados ao processamento e ingestão de carne de morcego reservatório natural para este tipo de coronavírus em inaceitáveis condições de salubridade 1. Em janeiro, não era mais do que um eco longínquo, para o qual fomos lentamente dessensibilizados pelo habitual sensacionalismo da comunicação social. Rapidamente se tornou um problema
    Tiago Azenha Rama1, 2,

    Artigo Original 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Adesão à terapêutica na asma

    A adesão à terapêutica na asma brônquica é fundamental para o controlo da doença. Diversos es- tudos mostram que a não adesão parece ser o resultado de diferentes fatores e barreiras, associados ao doente, mas também ao prescritor. Referem-se como mais importantes os aspetos psicológicos, económicos e sociais. Na prática clínica existem poucos recursos que permitam ao médico objetivar o grau de cumprimento da sua prescrição. O objetivo deste estudo foi analisar o
    Marta Martins1, , Bárbara Cardoso1, , Sofia Farinha1, , Rute Reis1, , Elza Tomaz1, , Filipe Inácio1,

    Artigo de Revisão 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Asma e COVID-19: Atualização

    A relação entre asma e a COVID-19 ainda não está esclarecida. Neste artigo, revemos as publicações disponíveis sobre a relação entre estas duas doenças à data de submissão do artigo. Os estudos preliminares não encontraram uma associação definitiva entre a asma e o risco de infeção por SARS-CoV-2 ou de evolução para COVID-19 grave, embora existam diferenças importantes entre estudos realizados em várias localizações.
    Jóni Costa Carvalho1, , Iolanda Alen Coutinho1, , Inês Nunes1, , Ana Luísa Moura1, , Frederico S. Regateiro1, 2, 3,

    Caso Clínico 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Sindrome paraneoplásica com urticária e angioedema associado a carcinoma de células renais

    A urticária e o angioedema fazem habitualmente parte de uma síndrome benigna, porém, podem por vezes estar associa- dos a síndromes paraneoplásicos. Uma doente do sexo feminino, com 46 anos, foi enviada a consulta de Imunoalergologia no contexto de urticária, angioedema e fadiga progressiva, de causa desconhecida.
    Rodolfo A.1, , Pina F2, , Miranda M1, , José Luis Plácido1,

    Caso Clínico 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Eczema herpeticum: A propósito de um caso clínico

    Lactente de 8 meses, do género masculino, seguido em consulta de pediatria por dermatite atópica (DA) grave, recorreu ao serviço de urgência por agudização da DA, anorexia, febre e mau estado geral com três dias de evolução e sem melhoria, apesar de antibioterapia com amoxicilina/ácido clavulânico, por suspeita de otite média aguda.
    Ana Rodolfo1, , Ana Maia2, , Artur Bonito-Vítor3,

    Artigos Comentados 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Pandemia covid-19 e doença alérgica

    Em território desconhecido, médicos e cientistas observam, tratam e pesquisam para vencer a infeção por SARS-CoV-2, que se manifestou catastrófica. Surgem assim publicações para esclarecimento da imunopatogénese, dos fatores de risco, da metodologia diagnóstica e dos tratamentos adequados. Dentre as 11 720 publicações “COVID-19” e 574 para “COVID-19 and allergy” focam-se alguns aspetos do enquadramento da alergia nesta pandemia.
    Graça Loureiro1, , José Geraldo Dias1, , Natacha Santos1,

    Normas de Publicação 2020 Vol.XXVIII, nº2

    A Revista Portuguesa de Imunoalergologia (RPIA) é o principal órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e assume-se como a única revista científica portuguesa dedicada à publicação e divulgação de temas imunoalergológicos.

    Prémios da Spaic 2020 Vol.XXVIII, nº2

    Com o intuito de estimular a investigação em Portugal e a formação específica na área de Alergologia e Imunologia Clínica, a SPAIC institui anualmente concursos para atribuição de prémios científicos.